Terra Tranquila (1985)
A busca sem sucesso de Zac por ruas desertas, encontrando carros abandonados sem motoristas, destroços de um avião caído em chamas sem cadáveres carbonizados, lojas e bares sem atendentes, ou casas sem moradores, num silêncio terrível de uma cidade sem seres vivos é no mínimo perturbadora.
Refletindo sobre a situação Zac desconfia que o desaparecimento das pessoas possa estar relacionado com o projeto de pesquisa "Flashlight" em que estava envolvido. O projeto internacional tentava estabelecer uma rede circundando o planeta como fonte de grande energia.
Sem encontrar outras pessoas e atormentado pela culpa e mais ainda, pela duvida: porque de todos, ele permaneceu vivo? Zac fica deprimido e desesperado e passa a agir como um louco poderoso e destrutivo que pode viver em qualquer lugar, dirigir qualquer veiculo (inclusive trens e grandes tratores) a altas velocidades, carregando um potente rifle nas mãos e disparando sem coerência, ou blasfemando contra imagens religiosas em igrejas.

Destaque para a brilhante trilha sonora, executada por uma orquestra sinfônica, que estabelece o tom dramático e melancólico em que os personagens se encontram. A trilha sonora combina muito bem com as imagens amplas de cidades vazias e totalmente silenciosas e com o barulho do mar.
Referências:
SCHNEIDER, Steven Jay, 1001 filmes para ver antes de morrer; Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
SCHNEIDER, Steven Jay, 1001 filmes para ver antes de morrer; Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=fil&cod=_terratranquila
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-34845/
https://intratecal.wordpress.com/2012/08/28/critica-terra-tranquila-1985/http://www.adorocinema.com/filmes/filme-34845/
Comentários
Postar um comentário