O Óleo de Lorenzo (1992)



Drama baseado na história real de um garoto chamado Lorenzo que aos seis anos de idade foi diagnosticado com Adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença degenerativa, hereditária, extremamente rara e incurável. O paciente com ALD apresenta problemas neurológicos decorrentes do acúmulo de gorduras saturadas e a perspectiva de vida era de, no máximo, dois anos. Não havia medicamentos para controlar a doença e o tratamento se limitava a uma dieta sem ingestão de gorduras saturadas.

Os pais do menino Augusto Odone (Nick Nolte) e Michaela Odone (Susan Sarandon) não se conformaram com a situação e decidiram pesquisar na tentativa de descobrir algo que pudesse deter o avanço da doença.


Com a ajuda de médicos e pesquisadores os Odone desenvolvem um óleo que ajuda no controle dos sintomas da doença. Os benefícios do óleo ainda não foram comprovados pela ciência.

Lorenzo Odone morreu em 30 de maio de 2008 aos 30 anos de idade, devido a uma pneumonia. Lorenzo viveu 20 anos a mais que as previsões médicas.

Referencias:
http://cinemacultura.com/?p=2318
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lorenzo%27s_Oil
OLIVEIRA, J.B. (Org.). História da Ciência no Cinema 2. Scientia v. 8. UFMG. Belo Horizonte: Argumentum, 2007.

Trailer:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)