2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968)
2001 - Uma Odisseia no espaço pode ser considerado o maior clássico da ficção científica do cinema. Tendo sido idealizado, produzido e dirigido por Stanley Kubrick com roteiro baseado na obra de Arthur C. Clarcke.
No final da década de 60 Stanley Kubrick já havia dirigido e feito sucesso com "Spartakus" em 1960, "Lolita" em 1962 e "Dr. Fantástico" em 1964 e desejava realizar um filme de ficção científica sério e marcante. Até então os filmes de ficção científica principalmente os que envolviam contatos extraterrestres eram em sua grande maioria filmes com baixo orçamento e que tendiam a ser de terror ou mesmo comédias que inclusive beiravam o ridículo.
Kubrick desejava revolucionar e decidiu chamar o consagrado escritor de ficção científica inglês Arthur C. Clarcke para elaborar o roteiro para o filme, juntos decidiram tomar como base os contos de Clarcke, "A Sentinela" e “Encontro no Alvorecer“ e ao mesmo tempo escrever um romance. Assim, o roteiro do filme não foi baseado no romance mas sim escrito simultaneamente. Kubrick decidiu produzir o filme com independência e ao final do processo fica claro que o romance é de escritor e o filme é do cineasta e as duas obras são bastante diferentes.
Considerado um drama épico de aventura e exploração do espaço o filme foi lançado durante o período conhecido como guerra fria em que Estados Unidos e União Soviética disputavam a hegemonia no mundo, esta disputa envolvia a corrida armamentista com arsenais nucleares, as disputas territoriais com domínio político e militar sobre outros paises e a corrida espacial. Os russos já haviam lançado o primeiro satelite artificial e também o primeiro homem - Yuri Gagarin - ao espaço. O filme 2001 - Uma odisseia no espaço funcionou também como uma espécie de propaganda dos EUA na conquista do espaço. No ano seguite ao lançamemto do filme, em 1969 a nave Apolo 11 leva os dois pimeiros norte-americanos à lua.
2001 é um filme baseado em efeitos especiais muito avançados para o seu tempo e em uma trilha sonora forte e contemplativa, Kubrick usa as músicas clássicas para conduzir o expectador por uma intensa experiência artística e filosófica mas com absoluta correção científica (PIASSI 2013).
Leia mais sobre em:
Adilio Jorge Marques, 2001 uma odisseia no espaço, na vida humana e na ciência in História da Ciência no Cinema 3 / organização Betânia Gonçalves Figueiredo, Anny Jaqueline Torres Silveira. - Belo Horizonte, MG: Argumentum, 2010.
PIASSI, Luís Paulo. Clássicos do cinema nas aulas de ciências - A física em 2001: uma odisseia no espaço. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 19, n. 3, p. 517-534, 2013 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300003&lng=en&nrm=iso>. accesso em 28 Julho de 2019.
Miterand, Henri. 100 filmes: da literatura para o cinema; 1 edição - Rio de Janeiro: BestSeller, 2014.
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-27442/
CLARCKE, A. C. 2001: Uma Odisseia no Espaço - São Paulo: Aleph 2013.
Trailer oficial legendado:
Link para o filme no Youtube:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir