O Último Teorema de Fermat (1996)



Documentário da Horizon BBC "O último Teorema de Fermat" se baseia no livro homônimo de   Simon Singh que dirigiu o filme juntamente com John Lynch. O filme conta a saga dos matemáticos na busca pela prova de um teorema de Pierre de Fermat (1601-1665). Fermat foi um matemático amador francês que gostava de propor desafios matemáticos e que em 1637 escreveu nas páginas de uma tradução de Arithmetica de Diofanto de Alexandria:

"É impossível para um cubo ser escrito como a soma de dois cubos ou uma quarta potência ser escrita como a soma de duas quartas potências ou, em geral, para qualquer número que é uma potência maior do que a segunda, ser escrito como a soma de duas potências com o mesmo expoente”.

Ou seja, não existe nenhum conjunto de inteiros positivos x, y, z e n com n maior que 2 que satisfaça a equação:
x^n+y^n=z^n \,\!

Após a morte de Fermat seu filho encontra as anotações e as publica. Supostamente Fermat sabia demonstrar tal conjectura mas não a apresentou argumentando que não havia espaço no livro.

Descobri uma demonstração maravilhosa desta proposição que, no entanto, não cabe nas margens deste livro”.

A aparente simplicidade do problema fez com que muitos tentassem sem sucesso demonstrá-lo, transformando este no problema mais popular da Matemática. Apenas após mais de 300 anos, e usando matemática muito avançada, em 1994 o inglês Andrew Wiles demonstrou o teorema de Fermat em um trabalho de aproximadamente 200 páginas. Wiles teve o primeiro contato com o problema aos dez anos de idade e desde então sonhava em resolvê-lo. No documentário Andrew Wiles conclui que Fermat não tinha como conhecer uma demonstração válida para seu último teorema.

O documentário pode ser assistido, com legendas em português, aqui:
https://archive.org/details/Fermats.Last.Theorem


Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Último_teorema_de_Fermat
http://hmeteoro.blogspot.com.br/2012/08/o-ultimo-teorema-de-fermat-bbc-horizon.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)