Perdido em Marte (2015)


O filme "Perdido em Marte" do diretor Ridley Scoth (de "Alien", "Blade Runner", "Gladiador".. ) conta a estória do astronauta Mark Watney (Matt Damon) que tem que sobreviver no terrivelmente inóspito planeta Marte após ser deixado para trás, na fuga alucinante dos outros tripulantes da nave em missão a Marte, devido a uma tempestade. Após a tormenta e com a perda de comunicação o astronauta é dado como morto pelas equipes na espaçonave e na terra. O filme é baseado no romance de Andy Weir adaptado aqui por Drew Goddard.

Ridley Scoth consegue estabelecer um clima de leveza para a situação dramática de Mark muito em função de uma trilha sonora simplesmente espetacular, com clássicos da disco music como “Hot Stuff”, de Donna Summer; “Don’t Leave Me This Way” de Thelma Houston. Outra música muito adequada à situação é o grande sucesso de David Bowie “Starman” (Astronauta de Mármore).

O clima estranhamente descontraído, para situações extremamente delicadas, chega ao ponto de o drama beirar a comédia principalmente quando a música é "Waterloo”, do grupo ABBA. Ao fim do filme a música “I Will Survive” com Glória Gaynor soa muito natural!

Na luta pela sobrevivência de Mark outro grande destaque são as imagens impressionantes do planeta vermelho e a grande perspicácia do astronauta solitário que consegue inclusive cultivar batatas.   De acordo especialistas todos os eventos que ocorrem no filme são plenamente possíveis, entretanto a chance de um cultivo de batatas tão promissor em uma situação tal adversa é muito improvável. Também a possibilidade de todas ações de resgate darem certo, mesmo sendo possíveis, é extremamente pequena, mas tai a ficção!

Referências:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-221524/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Perdido_em_Marte
http://www.cinemadebuteco.com.br/colunas/as-musicas-de-perdido-em-marte/
https://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/the-martian-2015/

Trailer:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)