O Jogo da Imitação (2014)


Filme britânico dirigido pelo norueguês Morten Tyldun, conta a história real da vida do Matemático Alan Turing tendo como base o livro "Alan Turing: The Enigma", de Andrew Hodges, a trama apresenta três períodos da vida de Turing a adolescência, a fase da segunda guerra e os dias de sua condenação por homossexualidade.

Em 1951 a polícia de Manchester começa a investigar o professor de Cambridge Alan Turing suspeitando de seu comportamento e falta de registros de guerra. Turing então revela que  fez parte de um projeto secreto da inteligência britânica em Bletchley Park.


Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo da Inglaterra monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o código usado pelos alemães para troca de mensagens chamado Enigma. Enquanto a equipe tenta estabelecer uma estratégia para decifrar o código, independentemente Alan Turing decide construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma, apesar de desacreditado e trabalhando sem o apoio do restante da equipe, Turing consegue montar um dispositivo eletromecânico que, em apenas 18 horas, consegue decifrar as ordens de ataques enviadas antes que elas sejam executadas.


No pós-guerra, Turing projetou um dos primeiros computadores programáveis no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido. Trabalhou também  com inteligência artificial e Química.


Apesar de todo o reconhecimento, a sua carreira terminou abruptamente em 1952, depois de ter sido processado por atentado ao pudor, acusação que culminou numa condenação por homossexualidade, à época ilegal no Reino Unido. Para evitar a prisão Turing se submete a um tratamento de castração química. Em 8 de Junho de 1954 Turing foi encontrado morto na sua própria casa. A polícia concluiu que havia sido suicídio, embora muitos considerem que sua morte possa ter sido um acidente já que ele trabalhava com cianureto.

Em Setembro de 2009 o governo britânico fez um pedido oficial de desculpas público devido à maneira pela qual Turing foi tratado.


Saiba mais em:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)