A Guerra do Fogo (1981)


A Guerra do Fogo é um excelente filme francês e canadense de 1981 dirigido por Jean-Jacques Annaud com imagens lindíssimas da Escócia, Islândia, Quênia e Canadá. Anthony Burgess (Autor de Laranja Mecânica) foi responsável pela linguagem especial criada para o filme que conta uma história que se passa em período anterior ao uso da língua. Destaque especial para a trilha sonora que revela muito bem as sensações em um filme sem os modernos diálogos.

O filme retrata um período na pré-história a 80000 anos em que grupos de hominídeos lutam pela posse do fogo como algo sobrenatural já que ainda não dominam  a técnica de produzi-lo. A história centra-se em um grupo de homens de neandertal da tribo Ulam que dependem do fogo para se aquecer,  produzir armas rudimentares, se defender de animais e preparar alimentos e que por isto adoram o fogo. Um grupo de hominídeos menos desenvolvidos do gênero homo erectos ataca os Ulam tentando tomar-lhes o fogo e o abrigo nas cavernas. Devido à guerra os Ulam fogem, são atacados por lobos, perdem o fogo e ficam à beira da morte, por isto três homens (Noah, Gaw e Amoukar) são escolhidos para irem em busca da chama sagrada. Nesta jornada eles são perseguidos por tigres dente de sabre,  lutam com uma tribo de canibais, de quem roubam o fogo e se deparam com gigantescos mamutes.

A prisioneira dos canibais Ika foge com os caçadores do fogo e neste contato os três homens conhecem uma linguagem mais elaborada, técnicas medicinais, o sorriso e a afetividade. Ika, após tentar sem sucesso convencê-los de seguir o caminho que indica,  resolve abandoná-los e voltar para sua tribo e Noah decide segui-lá. Na tribo de Ika, Noah conhece os homo sapiens tendo contato com um modo vida muito mais elaborado que o seu e conhecendo a construção de cabanas, a confecção de armas, utensílios  domésticos e ferramentas e a produção do fogo, que muito lhe impressiona e que irá alterar dramaticamente a forma de vida de seu povo.

Saiba mais sobre o filme em :
CHASSOT, Attico; RIBEIRO, Vândiner, História da Ciência no Cinema 2 - O Retorno: O fogo catalisador de guerras que já são milenares, org. OLIVEIRA, Bernardo Jefferson. Belo Horizonte, MG: Argumentum- Scientia/UFMG, 2007.
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Guerra_do_Fogo
https://felipepimenta.com/2013/06/02/resenha-do-filme-a-guerra-do-fogo-1981-de-jean-jacques-annaud/
http://wwwmarcondestorres.blogspot.com.br/2015/02/resumo-do-filme-guerra-do-fogo.html?m=1
http://www.comciencia.br/resenhas/guerradofogo.htm

Assistir aqui:
https://vimeo.com/184446255


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)