Brazil - O filme (1985)



filme de ficção científica britânico dirigido por Terry Gilliam (Os doze macacos(1995)) mostra um futuro distópico onde o personagem principal Sam Lowry (Jonathan Pryce) vive num pais dominado pelo totalitarismo e burocracia, assolado por atentados terroristas.

O filme é uma sátira ao desenvolvimento científico e tecnológico que mostra uma sociedade controlada por computadores obsoletos com teclados de máquina de escrever, mostra o exagero dos tratamento estéticos levando as pessoas à deformação física e à morte e a apatia com a violência dos ataques terroristas

Em algum lugar do século XX a sociedade se divide entre os miseráveis que vivem em cortiços na periferia e os burocratas, como Sam, que vivem em pequenos apartamentos equipados com uma parafernália de eletro-eletrônicos que funcionam mal. Sam trabalha no Ministério da Informação uma mega repartição pública que domina o governo e o povo com base em propagandas enganosas, chantagens e torturas.

A mãe de Sam é uma socialite que se preocupa apenas com tratamentos de beleza e graças a seus relacionamentos amorosos consegue uma promoção para seu filho para a seção de Recuperação da informação. Sam vive em seu mundinho atolado na papelada e tem alucinações em que é um herói alado que luta com seres como um guerreiro samurai para libertar uma mulher desconhecida.


Neste mundo sombrio e opressivo Sam passa a ser perseguido pelo sistema por causa de um erro nos equipamentos que leva o senhor Butle a ser preso no lugar do acusado Tutle (Robert Deniro). Este equivoco leva a uma crise burocrática e tentando resolver o problema Sam se envolve com Jill (Kim Greist), a mulher de seus sonhos.

A trilha sonora do filme está centrada em “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso – em uma versão de S.K. Russell, cantada por Frank Sinatra. Dai o nome do filme que remete a um lugar de sonho.



Referências:
HILL, Rob; LLOYD, Ann; BERGAN, Ronald, 501 Filmes que merecem ser vistos, São Paulo: Larouesse do Brasil, 2011.
SCHNEIDER, Steven Jay, 1001 filmes para ver antes de morrer; Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Brazil_(filme)
http://www.cineplayers.com/critica/brazil--o-filme/89
http://www.vortexcultural.com.br/cinema/critica-brazil/
https://considereapossibilidade.wordpress.com/2014/09/02/o-que-o-brazil-de-terry-gilliam-tem-a-ver-com-o-meu-brazil/

Filme completo legendado:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)