Daqui a cem anos (1936)





Filme Inglês de ficção científica dirigido por William Cameron Menzies com um roteiro escrito por H. G. Wells baseado em The Shape of Things to Come, de 1933, e The Work, Wealth and Happiness of Mankind de 1931.


O filme, cujo título original Things to Comepode ser considerado como uma  das primeiras superproduções do gênero, com grande número de atores, atrizes e figurantes, cenários grandiosos, efeitos especiais e figurino detalhado.



O filme conta a história da fictícia cidade de Everytown e de duas famílias os Cabal e os Passworthy durante um período de 100 anos de 1936 a 2036. Em 1936 Everytown era uma próspera cidade inglesa que vivia a expectativa de uma guerra iminente que chega à cidade no Natal com um ataque aéreo. A cidade é quase completamente devastada durante quase quatro décadas de ataques e, quando se cessam devido à falta de recursos de ambos os lados, surge a epidemia de uma doença, que dizima boa parte da população. A doença é controlada quando um bando de guerreiros liderados pelo "chefe" Rudolph elimina os doentes. Rudolph domina a cidade como um tirano com espirito bélico que deseja consertar os aviões estragados e conseguir combustível para recomeçar a guerra.



Em 1970, em um moderno avião, volta à cidade o piloto John Cabal, que havia deixado Everytown no início da guerra e se juntado aos Wings over the World (Asas pelo Mundo), um grupo de cientistas que se dedicou a desenvolver a ciência em Basra, no Iraque enquanto a guerra destruía a Europa. Cabal é preso e seu avião é confiscado pelo Chefe, que pretende utilizá-lo com propósitos bélicos. Em gigantescos e modernos aviões os Wings over the World conquistam a cidade dominando a população com a utilização do gás da paz. Segue-se longo período de paz e prosperidade, Everytown se desenvolve tornando-se uma moderna cidade subterrânea.

Em 2036 Everytown era dirigida pelo neto de John, Oswald Cabal e os cientistas planejam enviar os homens até a lua, quando uma revolta contra o progresso e a ciência, liderada pelo fundamentalista Theotocopulos, volta a agitar a cidade. Um casal de descendentes dos Cabal e dos Passworthy é enviado para a lua através de uma cápsula atirada por um canhão de maneira similar à imaginada no filme Viagem à Lua (1902) de Georges Mélies, também baseado em obra de H. G. Wells.

O filme é uma verdadeira homenagem ao progresso científico e principalmente à aviação. 

Referências:
SCHNEIDER, Steven Jay, 1001 filmes para ver antes de morrer; Rio de Janeiro: Sextante, 2013
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-26055/
https://filmow.com/daqui-a-cem-anos-t6736/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Things_to_Come_(filme)
http://cinema10.com.br/filme/daqui-a-cem-anos
http://saladeexibicao.blogspot.com.br/2009/12/things-to-come-1936.html?spref=bl


Filme completo:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)