Donnie Darko (2001)


O estreante Richard Kelly escreveu e dirigiu este drama surreal que se tornou um clássico da ficção científica, cultuado pela dificuldade de compreensão e com um final que dá margem à inúmeras interpretações.

A história se passa no fim dos anos 80 no subúrbio de uma cidade norte americana. Donnie Darko (Jake Gyllenhaal)  é um adolescente introspectivo e impopular que faz tratamento psicoterápico devido à problemas de disciplina. Na escola Donnie se identifica com a professora de literatura Karen Pomeroy (Drew Barrimore) demitida por causa das obras literárias que indica, e se desentende com a professora de educação física que recorrentemente utiliza vídeos motivacionais de Jim Cunningham (Patrick Swaise) figura popular na cidade.


Em uma noite, Donnie é acordado por um coelho gigante que o leva até um campo de golfe, pela manhã voltando para casa, Darko descobre que se estivesse em sua cama teria morrido devido à queda de uma misteriosa turbina de avião. Além de salvar sua vida, o coelho profetiza que o mundo irá se acabar dentro de 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. O coelho segue aparecendo para Donnie que procura fazer o que ele lhe pede. Entre as ações Darko inunda a escola ao destruir o encanamento de água e incendeia a casa de Jim Cunningham.

A psicodelia continua com o coelho citando a possibilidade de viagem no tempo e Donnie Darko começa a investigar o assunto chegando ao livro fictício "Filosofia da Viagem no Tempo", escrito por Roberta Sparrow, uma antiga professora da escola, vizinha idosa de Donnie.



Destaque para a trilha sonora do filme com composições de Michael Andrews e músicas populares dos anos 80 de grupos como Inxs, Tear for fears e Duran Duran.

https://open.spotify.com/album/3mBAjQ42PzXt20NnwOhfAL


Em 2016 o diretor Richard Kelly lançou o livro "Donnie Darko" pela editora "Darkside Books". Além do roteiro original, o livro conta com prefácio, assinado por Jake Gyllenhaal, e uma reprodução de trechos do livro fictício "A Filosofia da Viagem no Tempo", escrito pela personagem Roberta Sparrow, a Vovó Morte do filme. Será que lendo o livro será possível entender o filme?



Saiba mais em:
http://www.imdb.com/title/tt0246578/
https://filmow.com/donnie-darko-t4866/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Donnie_Darko
http://www.donniedarko.org.uk/explanation/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-34193/
http://www.darksidebooks.com.br/donnie-darko/
http://www.cantodosclassicos.com/donnie-darko-2001-resenha/

Trailer:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)