O Ponto de Mutação (1990)



Ponto de Mutação ou Mindwalk, é um filme norte-americano dirigido em 1990 por Bernt Capra tendo como base a obra do físico austríaco Fritjof Capra (irmão do diretor). Fritjof Capra publicou importantes livros como O Tao da Física (1975) e O Ponto de Mutação (1983).


Em um castelo medieval no Mont Saint Michel que, dependendo da maré, fica isolado em uma ilha no litoral da França três pessoas se encontram e iniciam um diálogo despretensioso mas  extremamente profundo.
O senador norte americano Jack Edwards (Sam Waterston),  após uma pré campanha frustrada à presidência da República dos EUA,  busca paz e acolhimento junto a um amigo Thomas Herriman (John Heard) que vive recluso no interior da França se dedicando a poesia e literatura após uma agitada e infeliz carreira como dramaturgo em Nova York.

No caminho do aeroporto para a casa de Thomas os dois amigos decidem parar para uma visita a um castelo medieval que agora funciona como um museu.


No castelo o político e o poeta discutem a vida e motivados pela beleza do lugar e pelas peças expostas no museu a conversa passa a tratar da sociedade, das mazelas sociais, da ciência e do método científico,  neste ponto uma mulher se interessa pelo assunto e entra na discussão. Sonia Hoffman (Liv Ullmann) é uma Física que deixou a pesquisa científica para um período sabático.

No diálogo que se segue fica claro que os três protagonistas estão vivendo o outono de suas carreiras profissionais, o senador está extremamente desmotivado com a política, argumentando não ter autonomia para um discurso próprio, tem que se submeter e dizer o que as pessoas querem ouvir. O poeta é um professor de literatura e escritor que fugiu da competitividade profissional doentia nas grandes cidades para o interior da França. A cientista vive uma crise existencial ao perceber a intenção do uso militar dos resultados de sua pesquisa e que por isto abandona uma promissora carreira em ciência.

O diálogo maravilhoso entre os personagens aborda os principais problemas de nosso tempo - os sistemas de saúde, a criminalidade, o poderio militar - principalmente no contexto nuclear - a alta tecnologia e sua influência na sociedade, os problemas econômicos e consequentemente de sustentabilidade - poluição e degradação ambiental -e de pobreza, miséria e fome no mundo.


A opinião de Sônia, que impressiona e motiva o político e o poeta, é de que chegamos a uma época de mudanças dramáticas e potencialmente perigosas, um ponto de mutação para o planeta como um todo. Precisamos de uma nova visão da realidade, com ações concretas para profundas mudanças sociais sem comprometimento do meio ambiente, ou seja, desenvolvimento sustentável.

E em um dia ensolarado naquele lindíssimo castelo medieval (que representa o início do desenvolvimento científico da humanidade) à beira de uma praia com mar calmo – os três discutem a sociedade e seus problemas, às vezes de maneira calorosa, mas sempre  com argumentações honestas e profundas, num clima de gentileza e amizade.

Os diálogos  em Mindwalk são extremamente bem engendrados, tão bem construídos que, muitas vezes, no corte de uma sequência para outra, a discussão, por rápidos segundos, é interrompida, e ficamos na expectativa de conhecer qual argumento um ou outro vai utilizar, para rebater as ideias expostas.

Excelente filme!!

Leia mais sobre o filme em:
Bernardo Jefferson (Org.) História da Ciência no Cinema 2; Belo Horizonte, MG: Argumentum- Scientia/UFMG, 2007.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/O_Ponto_de_Muta%C3%A7%C3%A3o
http://discoveryblog-documentarios.blogspot.com.br/2011/07/filme-ponto-de-mutacao.html
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_filmepontodemutacao
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pensamento_sist%C3%AAmico
http://cabinecultural.com/2014/04/20/mindwalk-ponto-de-mutacao/


Assistir ao filme completo aqui:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)