O Nome da Rosa (1986)



Filme alemão dirigido por Jean-Jacques Annaud (A guerra do Fogo) baseado no romance histórico homônimo escrito por Umberto Eco em 1980 e que tornou o escritor mundialmente famoso.

Em 1327 o monge franciscano William de Baskerville (Sean Connery) e o noviço Adso von Melk (Christian Slater) chegam a um remota abadia dominicana no norte da Itália e se envolve na investigação de uma série de misteriosos assassinatos. Os religiosos da abadia acreditam que as mortes são obra do Demônio, mas William de Baskerville é um intelectual, humanista e profundamente racional.
O Grão inquisidor e inimigo de Basquerville Bernardo Gui (F. Murray Abraham) chega ao mosteiro decidido a torturar qualquer suspeito que possa ter cometido os assassinatos em nome do Diabo. Para ele Baskerville está na lista dos que são diabolicamente influenciados.

Tem papel importante no filme a misteriosa biblioteca do mosteiro, com uma estrutura em forma de labirinto que parece extraído das gravuras paradoxais de Escher.

Com métodos de investigação dignos de um cientista Basquerville soluciona o mistério dos assassinatos enquanto trava-se uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, em meio ao terror da Santa inquisição.

Filme que retrata muito bem a idade média na Europa.

Leia mais sobre o filme em:
Miterand, Henri. 100 filmes: da literatura para o cinema; 1 edição - Rio de Janeiro: BestSeller, 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)