Excelente filme baseado no romance homônimo de Cormac McCarthy, dirigido pelo australiano John Hillcoat e estrelado por Viggo Mortensen (O Aragorn de O Senhor dos Anéis), Kodi Smit-McPhee, Robert Duvall, Charlize Theron e Gui Pearce.
Um pai (Mortensen) e seu jovem filho (Kodi Smit-McPhee) lutam pela sobrevivência em um mundo devastado por um cataclismo que acabou com a civilização e com a vida natural. O sol está encoberto pela poeira, então as temperaturas são cada dia mais baixas e o homem decide viajar, levando seu filho, para a regiões quentes no litoral sul. A pé pelas estradas empurrando um carrinho de supermercado com seus poucos pertences o menino e seu pai buscam encontrar comida, proteger-se do frio e fugir desesperadamente de grupos de sobreviventes que apelam para o canibalismo.
Os dias são cinzentos e a estória da família é contada em flashbacks coloridos nos delírios febris do homem que está muito doente.
As filmagens foram realizadas em locações reais como estradas e construções abandonadas na Pensilvânia, regiões deterioradas de Pitsburg e em parques devastados por incêndios. Algumas cenas foram gravadas em New Orleans após a passagem do furacão Katrina. Devido a estas escolhas as imagens não precisaram ser muito manipuladas para criar um cenário pós-apocalíptico muito impressionante. O diretor de fotografia do filme o Basco Javier Aguirresarobe ganhou vários prêmios pelas imagens.
O único nome que aparece no filme (e no livro) é Ely um velho homem (Robert Duvall) que o menino e seu pai encontram na estrada.
Obra prima do cinema chinês dirigido pelo gênio Zhang Yimou (Lanternas Vermelhas (1991), Tempo de Viver (1994) e O Clã das Adagas Voadoras (2004)... ) mostra uma precária escola rural na pequena aldeia Shuiquan em que o professor Gao precisa se afastar por um mês para visitar sua mãe à beira da morte, o prefeito da cidade não consegue um substituto e a menina Wei de apenas 13 anos assume o papel de professora. Preocupado com a evasão escolar Gao recomenda: "Nenhum a menos"! Quando o pequeno Zhang Huike, de uma família muito pobre, é obrigado a deixar a escola e ir para a cidade trabalhar. A corajosa professora parte em busca de seu aluno em uma jornada repleta de emoções e desafios. No Festival de Veneza de 1999 a obra conquistou o prêmio de melhor filme. Referências: http://www.infoescola.com/cinema/nenhum-a-menos/ http://www.adorocinema.com/filmes/filme-21102/ http://thierriemagno.blogspot.com.br/2013/05/visao-pedagogica-do-filme-nenhum-menos.html http:...
Drama de ficção científica norte-americano dirigido por Robert Zemeckis com roteiro baseado em romance escrito por Carl Sagan. Carl Sagan foi um físico brilhante com doutorado em Astrofísica pela Universidade de Chicago, trabalhou na Universidade de Harvard e na Universidade Cornell onde foi professor titular e diretor do laboratório de estudos planetários. Sagan atuou no programa espacial norte-americano como consultor da NASA e promoveu a busca por inteligência extraterrestre através do projeto SETI (Search of Extraterrestrial Intelligence). Sagan escreveu vários livros de divulgação científica e conseguiu enorme sucesso produzindo, dirigindo e estrelando a série de televisão Cosmos de 1980. O primeiro roteiro para o filme Contato foi escrito por Carl Sagan e (sua futura esposa) Ann Druyan em 1979 para a Warner Bros, na época o filme não saiu do papel e Sagan publicou o romance em 1985. Na década de 90 o projeto foi retomado e em 1995 Zemeckis, consagrado...
2001 - Uma Odisseia no espaço pode ser considerado o maior clássico da ficção científica do cinema. Tendo sido idealizado, produzido e dirigido por Stanley Kubrick com roteiro baseado na obra de Arthur C. Clarcke. No final da década de 60 Stanley Kubrick já havia dirigido e feito sucesso com "Spartakus" em 1960, "Lolita" em 1962 e "Dr. Fantástico" em 1964 e desejava realizar um filme de ficção científica sério e marcante. Até então os filmes de ficção científica principalmente os que envolviam contatos extraterrestres eram em sua grande maioria filmes com baixo orçamento e que tendiam a ser de terror ou mesmo comédias que inclusive beiravam o ridículo. Kubrick desejava revolucionar e decidiu chamar o consagrado escritor de ficção científica inglês Arthur C. Clarcke para elaborar o roteiro para o filme, juntos decidiram tomar como base os contos de Clarcke, "A Sentinela" e “Encontro no Alvorecer“ e ao mesmo tempo escrever um romance. A...
Comentários
Postar um comentário