A Saga do Prêmio Nobel (1997)


Série de documentários em 13 episódios de 26 minutos dirigida pelos franceses Bernard Choquet e Valerie Lumbroso para France 5 / Guilgamesh entre os anos de 1996 e 1997, conta a estória do idealizador da premiação Alfred Nobel (no primeiro episódio) e dos grandes cientistas do início do século XX que por suas contribuições para a ciência e a humanidade foram premiados.

A vida de cientistas, laureados com o prêmio Nobel, como Einstein, Pierre e Marie Curie, Pavlov, Flemming, etc conta a história da humanidade e dos eventos que levaram às importantes  transformações da sociedade no período. O objetivo desta série é mostrar que a vida destas mulheres e homens excepcionais, foi  principalmente de dedicação ao trabalho com paixão e humildade.


Episódio 1: Um século de Prêmio Nobel - Maior prêmio da comunidade científica internacional, o prêmio Nobel tem como objetivo promover o conhecimento e a paz. O documentário apresenta a história do seu criador: o notável químico sueco Alfred Nobel. Mostra os motivos que o fizeram conceber o prêmio e os critérios que são utilizados para a escolha dos vencedores.



Episódio 2: O Clã Curie - Documentário que apresenta a história de Pierre e Marie Curie, de Irene Joliot-Curie e de seu marido Frédéric Joliot-Curie que, devido às suas importantes contribuições para a ciência especialmente no campo da Radioatividade, receberam os prêmios nobel de 1903 (Pierre e Marie), 1911 (Marie) e 1923 ( Irene e Frederic).  


Episódio 3: A Comunicação - Guglielmo Marconi descobriu os princípios das ondas eletromagnéticas da transmissão e modulação de sinais. Realizou a primeira transmissão radiotelegráfica de longa distância, inventando o rádio.



Episódio 4: A Teoria Quântica


Episódio 5:  Da Relatividade ao Big-Bang


Episódio 6:  Da Vacina ao Antibiótico -  O episódio apresenta as descobertas de dois prêmios Nobel europeus que revolucionaram a medicina contemporânea: o alemão Robert Koch, que descobriu o bacilo da tuberculose e o inglês Alexander Flemming, com a penicilina.


Episódio 7:  Gênios da Genética - Biólogo francês Jacques Monod, em "Dans le hasard et la nécessité", analisou as implicações das descobertas da biologia moderna e François Jacob, em "Logique du vivant", traça a história relativa à sua disciplina.


Episódio 8:  Ciências do Comportamento - Nas ciências do comportamento, o Nobel premiou dois europeus. Em 1904 o russo Ivan Pavlov, que descobriu o reflexo condicionado, e em 1973 o austríaco Konrad Lorenz, por sua interpretação dos animais em seu ambiente.


Episódio 9:  As Vitaminas - Muitos europeus receberam o Prêmio Nobel pela descoberta de vitaminas que previnem e combatem as doenças. Em especial, o holandês Christiaan Eijkman pela vitamina B1 e o húngaro Albert Szent-Györgyi pela vitamina C.


Episódio 10: Os Instrumentos da Medicina - Após a descoberta dos raios X em 1896, pelo ganhador do primeiro prêmio Nobel de Física de 1901 Wilhelm Conrad Röentgen, instrumentos que permitem ver o interior do corpo humano foram desenvolvidos pelo próprio Röentgen e tornaram-se cada vez mais precisos, graças aos trabalho de Felix Bloch, que desenvolveu a ressonância magnética, e Godfrey Hounsfield, inventor do scanner.


Episódio 11: Nascer ou Não Nascer - Neste episódio são apresentadas a vida e a obra dos ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura os dramaturgos Luigi Pirandello e Samuel Beckett, .


Episódio 12: Os Peregrinos do Oriente - Neste episódio são apresentadas a vida e a obra dos escritores Rabindranath Tagore e Herman Hesse, ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura.


Episódio 13: Semeadores da Paz - Quem foram Henri Dumant e Fridtjof Nansen, ganhadores do Prêmio Nobel da Paz?



Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Nobel
https://pt.wikipedia.org/wiki/Laureados_com_o_Nobel
https://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Curie
https://pt.wikipedia.org/wiki/Niels_Bohr
https://pt.wikipedia.org/wiki/Werner_Heisenberg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fridtjof_Nansen
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linus_Pauling
http://canalcurta.tv.br/pt/series/serie.aspx?serieId=360
https://filmow.com/a-saga-do-premio-nobel-o-cla-curie-t92337/
https://www.youtube.com/channel/UC9uddXQxiEKtR5v-nbg36Gg
http://www.film-documentaire.fr/4DACTION/w_fiche_film/5663_1
http://eduscol.education.fr/physique-chimie/actualites/actualites/article/la-saga-des-nobel.html
http://education.francetv.fr/matiere/technologie/terminale/dossier/la-saga-des-nobels
https://www.canal-u.tv/producteurs/cerimes/les_films_subventionnes_par_le_ministere_de_la_recherche/la_saga_des_nobels




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)