quarta-feira, 12 de outubro de 2016

A Missão (1986)





Dirigido por Roland Joffé,  A Missão é um drama histórico inglês baseado em fatos reais ocorridos na década de 1750 na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Durante a colonização da América do sul Portugal e Espanha disputam o território com a mediação da igreja Católica. As missões (ou reduções) eram comunidades de indígenas organizadas por padres jesuítas que buscavam a evangelização dos índios  e, uma vez convertidos à Fé Cristã, os Guaranis estariam a salvo da escravidão.

Irmão Gabriel (Jeremy Irons) é um padre jesuíta que trabalha na evangelização dos índios na Missão de São Carlos. Rodrigo Mendonza (Robert De Niro) é um mercador de escravos que se torna jesuíta e se junta a Gabriel na Missão de São Carlos após tirar a vida do próprio irmão, Felipe Mendonza (Aidan Quinn), em um duelo disputado por causa de Carlotta (Cherie Lunghi). 

Nas Missões os índios viviam trabalhando livremente no cultivo da terra em comunidades harmoniosas em que os lucros eram irmãmente divididos. Nestas missões os índios eram catequizados, aprendiam línguas, música e matemática. No filme as Missões são comparadas às comunas de Paris e às primeiras comunidades de cristãos.


Mas as Missões com sua autogestão incomodavam as coroas portuguesa e espanhola que exigem que os jesuítas abandonem a região, permitindo assim que os colonos possam destruir as comunidades,  dominar o cultivo da terra e escravizar os Guaranis.

A lindíssima fotografia de Chris Menges foi premiada com o Oscar de 1986 e a trilha sonora, composta e orquestrada por Ennio Morricone, exerce papel central no filme e levou a palma de ouro em Cannes.

Referências:


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As sessões do Ciência Cineclube são abertas ao público. Para os estudantes da PUC Minas é possível fazer a inscrição na atividade pelo Sistema de Gestão Acadêmica SGA e receber certificado de participação.





Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *