Estrelas Além do Tempo (2017)



Filme norte americano dirigido por Theodore Melfi lançado em fevereiro de 2017 com o titulo original "Hidden Figures" trata da forte segregação racial nos EUA e do preconceito contra as mulheres no meio científico.

 Situado nos anos 1960, o longa-metragem apresenta o início da exploração espacial e os eventos  envolvendo a disputa  entre Estados Unidos e União Soviética pela supremacia científica durante a época que ficou conhecida como Guerra Fria.

 O filme mostra também a paranoia dos norte-americanos em relação à possibilidade de uma ataque russo usando as primeiras sondas, lançadas por foguetes, que orbitaram a terra, o surgimento e uso dos primeiros computadores eletrônicos na NASA e o impacto destes equipamentos na pesquisa científica e nas relações de trabalho.


Neste contexto na estrutura da NASA havia um grupo de funcionárias negras contratadas como “computadores humanos”, para fazerem os cálculos necessários para o programa espacial. Completamente segregadas elas tinham acesso restrito às instalações mais básicas como banheiros, contratos de trabalho precários e com forte restrição de acesso às informações mínimas para desenvolver seu trabalho.

Deste grupo de mulheres destacam-se três matemáticas brilhantes, as amigas Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), que precisam vencer o preconceito arraigado e provar sua competência para conseguir ascender na hierarquia, ou até mesmo manter seu emprego na NASA.


Para saber mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidden_Figures
https://www.papodecinema.com.br/filmes/estrelas-alem-do-tempo/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-219070/criticas-adorocinema/
https://novaescola.org.br/conteudo/4779/o-que-o-filme-estrelas-alem-do-tempo-tem-a-ver-com-a-sua-aula
Trailer:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)