Copenhagen (2002)


Filme produzido para a televisão britânica BBC, dirigido por Howard Davies com base em uma peça de teatro de enorme sucesso escrita por Michael Frayn.

Durante a segunda guerra mundial o físico alemão Werner Heisenberg (Daniel Craig) visita o físico dinamarquês de origem judaica Niels Bohr (Stephen Rea) em Copenhagem.

Quem são Bohr e Heisenberg?

Em 1913 Niels Bohr, trabalhando com Ernest Rutherford, propõe o modelo atômico que inclui a quantização da energia e do momento. Em 1922 Bohr recebe o Prêmio Nobel de Física por seus estudos da estrutura do átomo e da radiação que o átomo emite.


Heisenberg trabalha com Bohr em Copenhagen entre 1924 e 1927 e, juntamente com outros físicos, estabelece as bases da Mecânica Quântica com explicações para diversos fenômenos físicos em um arcabouço teórico conhecido como interpretação de Copenhagen. Em 1927 Heisenberg elabora o Princípio da Incerteza e suas contribuições à Física levaram-no a receber o Prêmio Nobel em 1932.

Bohr e Heisenberg eram grandes amigos até a guerra começar e eles ficarem em lados opostos.

Em 1941 a Dinamarca estava ocupada pelos nazistas, Heisenberg trabalhava no programa nuclear alemão e Bohr e sua esposa Margrethe Bohr (Francesca Annis) o recebem com a tristeza natural da situação e muita desconfiança.

Porque Heisenberg vai à Copenhagen em 1941?

No filme o evento é mostrado de forma fragmentada e em dois momentos, como uma recordação no diálogo entre os espíritos dos envolvidos nos dias de hoje e o encontro de 1941 em si. A fotografia é que diferencia os dois momentos e a estrategia usada introduz uma incerteza temporal muito pertinente.

Os três protagonistas falam sobre Física, politica e a guerra e o diálogo muitas vezes é tenso e dramático.

O filme é excelente! A fotografia é muito bem elaborada com imagens lindas da cidade de Copenhagen (que é praticamente um personagem do filme) e uma música delicada que dá ao filme um tom nostálgico e triste, muito relacionado com a guerra e o consequente fim da amizade entre o casal Bohr e Heisenberg.   Em vários momentos o filme é de difícil compreensão, principalmente para quem não conhece a Física relacionada.

Referências:
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Copenhagen_(2002_film)
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Werner_Heisenberg
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Niels_Bohr
https://vimeo.com/128088968

Onde encontrar o filme: Torrent (em Inglês sem legendas)


Comentários

  1. No site legendastv já tem a legenda em português para o filme Copenhagen com Daniel Craig.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Contato (1997)